Alunos de 11 cursos na área de Alimentação, ministrados pela Horizontes, nas unidades da Fundação, mostraram seus conhecimentos sobre o preparo de doces e salgados no II Festival Sabores da Casa. A premiação dos vencedores acontecerá no dia 27 de abril nos Centros de Atendimento da Fundação
Até o final do mês de março, cerca de 800 adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa nas unidades da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) foram “chefs” de cozinha em um concurso gastronômico. As receitas concorreram em quatro categorias (refeição, doces e sobremesas, lanches e salgados e pizzas e pães) e as vencedoras foram: Moqueca (curso de Cozinha Regional – Centro Guarulhos), Chocobana (Chocolateria – Centro Encosta Norte), Strogonoff de Frango (Chapeiro – Centro Guaianases) e Rosca Doce (Panificação Artesanal – Centro Belém).
Todos os participantes da segunda edição do Festival Sabores da Casa receberão certificados de participação. As três turmas com maior pontuação em cada categoria ainda ganharão o troféu “Cozinheiro” e medalhas de ouro, prata e bronze em cerimônias que serão realizadas nas unidades vencedoras, no dia 27 de abril. O primeiro lugar também será premiado com um avental de chef de cozinha.
Concorreram aqueles que estão inscritos nos cursos da área de Alimentação nas unidades da Fundação CASA, localizadas na capital, na região metropolitana e no litoral de São Paulo. No concurso, cada turma apresentou uma receita de acordo com os conteúdos específicos de seu curso. Entre as vencedoras, em segundo e terceiro lugares, nas quatro categorias, estão: Bolo de Ovo Prestígio, Lanche Sabor Brazuca, Calzone de Carne Seca, Croquete Casca de Abóbora, Mouse de Chocolate, Arroz Frito e Pizza Napolitana. “Por meio da eleição das melhores receitas, queremos estimular o crescimento desses adolescentes e levá-los a perceber que têm potencial e podem ser reconhecidos e valorizados. Além disso, buscamos incentivá-los a reconhecer a área de alimentação como um excelente ramo profissional”, afirma Taciane Conti, presidente da Associação Horizontes, entidade sem fins lucrativos, que visa a promover a geração de trabalho e renda por meio da educação e que é uma das responsáveis pelos cursos de qualificação profissional dentro da Fundação.
Na área de Alimentação, a Horizontes dá aulas de aproveitamento total de alimentos, cozinha regional brasileira, culinária básica, confeitaria, lancheteria, panificação artesanal, chapeiro, cozinheiro auxiliar, doceiro, salgadeiro e pizzaiolo. “A educação profissional básica é um dos pilares pedagógicos da Fundação e deve ser estimulada com atividades como esta, para que os nossos jovens sintam-se sempre motivados com a perspectiva do trabalho”, afirma a presidente da CASA, Berenice Giannella.
Sobre a Associação Horizontes
A Horizontes é uma associação civil, cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. A entidade detém titulação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e é certificada pela norma internacional NGO Benchmarking, da certificadora independente suíça SociétéGénéraleSurveillance (SGS).
Um dos trabalhos mais importantes realizados pela entidade é a qualificação profissional de quem cumpre medida socioeducativa em regime de internação na Fundação CASA. Desde o início da parceria firmada entre a Fundação e a Horizontes, em 2008, cerca de 25 mil jovens realizaram cursos em mais de 70 ocupações diferentes, agrupadas em oito grandes áreas: Administração, Alimentação, Artesanato, Construção e Reparos, Informática, Serviços, Serviços Pessoais e Turismo e Hotelaria. As aulas acontecem nas 43 unidades da Fundação na capital, na região metropolitana e no litoral de São Paulo. Cada curso tem 57 horas/aula por ciclo, com duração de três meses. Fonte: Assessoria de Imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário