Em muitas regiões do País, os sábados já são conhecidos pelas feijoadas, embaladas por bons sambas e consagradas canções da MPB. Será possível se diferenciar da concorrência mesmo com ofertas parecidas?
A cantora, Jessica Otuzi; a sócia-proprietária, Vanessa Petracco e o chef Danilo Rafaele |
A famosa feijoada de sábado se espalha por restaurantes e bares de todo País. Alguns proprietários de restaurantes incrementam seus pratos com apetitosos acompanhamentos e tentam ganhar clientes ofertando qualidade e bom custo. Mas o que difere na verdade um estabelecimento do outro quando o prato principal e os acompanhamentos servidos são muito parecidos ou basicamente os mesmos? Sim, o tempero, o toque do chef! Isso é indiscutível. Entretanto, o serviço acaba contando bem mais para a decisão do cliente. A hospitalidade, muitas vezes, embalada por uma boa música, no tom certo, pode ser o fator de escolha do frequentador. “É claro que o sabor e o aroma se somam aos outros fatores. Entretanto, oferecer excelência no atendimento e ambiente aconchegante é primordial para que o cliente se sinta em casa e decida ficar”, ressalta o chef do Mercatto 816 Restô Bar, Danilo Rafaele, que tem seu empreendimento localizado na Vila Madalena, em São Paulo.
Rafaele sabe bem a importância de se ter uma equipe unida e com os mesmos propósitos na cozinha e no salão. “É importante que os colaboradores estejam antenados a tudo que acontece no restaurante. Muito bom quando os garçons dão dicas sobre a opinião dos clientes em relação a algum prato. E também é muito interessante a troca de experiências do pessoal da cozinha com o do salão, explicando os preparos, as receitas e os toques diferenciados em cada prato. A linguagem de um restaurante deve ser única, tendo como objetivo sanar todas as dúvidas dos clientes e satisfazê-los em seus desejos e necessidades”, destaca.
Sua sócia, Vanessa Petracco, também acredita que o atendimento que privilegia os sabores e os gostos dos clientes tem grande força na operação para atrair, conquistar, manter e encantar a clientela. “A fidelização acontece a partir de um sorriso, de uma resposta correta e precisa, de uma gentileza não esperada e, claro, de um ótimo cardápio. Qualidade e preço justo também são determinantes no processo de escolha”, completa. A consultora especializada no mercado de alimentação fora do lar, Heloisa Helena Medeiros Duarte, da H2 Consultoria, concorda. Segundo ela, para se gerenciar adequadamente e atender bem a clientela é preciso desenvolver um trabalho em conjunto com a equipe, que deve estar treinada, com as técnicas de serviços e comportamentos clássicos adequados à proposta do local e do ambiente, ressaltando toques de modernidade, quando necessário. “Todos devem estar comprometidos com o programa de trabalho a ser executado. Os colaboradores também precisam absorver e passar para gerência aspectos e informações dos clientes. Cabe ao gerente monitorar tudo: produção, compras, vendas, estoque e ainda fazer constantes pesquisas com a clientela a fim de verificar o grau de satisfação”, aponta.
O consultor de comunicação para o food service, Wagner Sturion, da Agility Assessoria e Consultoria de Comunicação, salienta que as ações dos restaurantes, bares, botecos, lanchonetes, padarias etc. precisam sempre estar aliadas a um atendimento preferencial. E a preferência, aqui, diz respeito a cada um dos clientes que entram no estabelecimento. “Não pode haver diferenciação no tratamento, a maneira de servir tem de ser excelente para todos os frequentadores. Uma casa bem preparada recebe as pessoas de forma harmoniosa, sem tumultos ou correrias, principalmente quando elas têm preferência garantida por lei e chegam para almoçar ou jantar. A discrição, o sorriso, a disposição e a boa vontade precisam ser iguais para todos”, enfatiza.
Conforme o consultor, ao se pensar em uma estratégia para divulgar a marca e chamar clientes, o evento idealizado tem de ter o perfil das pessoas que visitam a casa. “Quando se opta por uma feijoada e por um bom estilo de samba, por exemplo, o proprietário tem de ter a certeza de que o seu público espera realmente isso em determinado dia da semana. Se os ventos sopram a favor, prepare a sua equipe, um bom conjunto e ofereça o melhor em termos de atendimento. Com certeza, a casa aos poucos vai lotar. A hospitalidade há muito deixou de ser complemento para ser o prato principal”, finaliza Sturion.
Saborosos encontros de sábado à tarde
Jessica Otuzi e Trio Nota 10 no Mercatto 816 Restô Bar |
O Mercatto 816 Restô Bar lançou os “Saborosos encontros de sábado à tarde”, dia 21 de abril, em evento que também marcou a estreia, na casa, da cantora Jessica Otuzi e Trio Nota 10. “É muito importante este casamento da música com a alimentação. Procuramos temas que preservam o aconchego da casa e que remetem boas lembranças aos frequentadores. Temos a preocupação de que o cliente se sinta confortável e feliz com a banda, por isso cuidamos para que o som não esteja muito alto ou muito baixo. A harmonia no ambiente é fundamental”, explica a cantora.
Para o chef Danilo Rafaele, a receita perfeita para este tipo de ação estratégica é a combinação da feijoada bem feita, do atendimento focado nas necessidades dos clientes e a voz magistral de Jessica Otuzi. “Com a deliciosa feijoada que servimos e este conjunto que encanta a clientela, com certeza, o sucesso dos ‘Saborosos encontros de sábado à tarde é garantido’”, atribui. Acompanhada do Trio Nota 10, Grillo (Cavaquinho); Claudio Naves (7 Cordas) e Andreoni (Pandeiro), a cantora interpretou sambas clássicos e tradicionais, em um repertório que emocionou os presentes. “Sem dúvida, contratamos uma profissional que ainda irá crescer muito na carreira artística e que nos ajudará bastante para que o retorno projetado para o Mercatto 816 Restô Bar aconteça”, adianta a sócia-proprietária, Vanessa Petracco.
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