sábado, 4 de fevereiro de 2012

2ª Edição do Maestrale Integrus Chardonnay 2010

A Vinícola Sanjo apresenta a segunda edição de seu vinho branco elaborado pelo método de vinificação integral em barris de carvalho



A nova edição manteve a proposta e o estilo único da safra anterior, que se tornou o rótulo mais valioso da Sanjo, agregando notas mais delicadas da madeira de carvalho e um requinte ainda maior no sabor, proporcionado pela grande qualidade das uvas colhidas e o aprimoramento do método de vinificação.

Os vinhos brancos da Serra Catarinense vêm se destacando no cenário internacional pela sua jovialidade e frescor. Nesse contexto, a uva Chardonnay é uma das castas brancas mais conhecidas entre os consumidores e faz muito sucesso pela sua versatilidade e facilidade em se harmonizar com os pratos mais diversos.

Outra particularidade da uva Chardonnay é absorver, como nenhuma outra casta, as características do solo e clima, refletindo intensamente o sistema de vinificação escolhido pelo enólogo para sua elaboração. No caso do Maestrale Integrus, a vinificação soma o valorizado terroir da Serra Catarinense na produção de vinhos finos de altitude, destacando as singularidades da região, que registra as temperaturas mais frias do País.

De acordo com o enólogo da Sanjo, Marcos Vian, as uvas brancas são as que mais se beneficiam quando fermentadas nos barris de carvalho, cedendo aromas e sabores valiosos, que complementam o vinho.  O Maestrale Integrus 2010 fermentou nos barris de carvalho, e permaneceu ali por mais 18 meses, amadurecendo até ganhar a untuosidade e a riqueza desejadas.  O enólogo ressalta o diferencial do estágio nos barris de carvalho, onde o vinho permaneceu sobre as borras finas de leveduras e era temporariamente submetido a um processo de levantá-las de seus fundos por meio de um movimento chamado Batonage. Nesse processo, as leveduras cedem ao vinho aminoácidos e um poderoso antioxidante chamado glutation, que serve para aumentar o tempo de guarda do vinho e evitar o seu envelhecimento precoce. “Este é o grande diferencial técnico deste vinho e o responsável pela sua riqueza no paladar e a complexidade dos aromas”, explica Vian.

A flexibilidade e a estrutura aromática da uva Chardonnay harmoniza o Maestrale Integrus 2010 com os mais diversos pratos, combinando com peixes mais gordos como o salmão e o badejo (melhor ainda se forem defumados). Os frutos do mar mais elaborados como vieiras, lagosta, lagostin e siri se harmonizam muito bem com o vinho, assim como o  queijo tipo brie. No dia-a-dia, o maestrale Integrus acompanha bem receitas de risotos, carnes brancas grelhadas ou assadas, como frango, peru, tender e lombinho de porco – especialmente quando preparados com molho branco e nozes.

Vinícola Sanjo

A Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim (SC) é uma das maiores produtoras de maçãs do Brasil. A partir de 2002, a empresa passou a investir também na produção de vinhos finos de altitude, utilizando-se dos mesmos processos de qualidade e tecnologia que integram os valores essenciais de sua fruticultura. Fonte: Assessoria de Imprensa. www.sanjo.com.br


Mais notícias sobre o mundo dos vinhos e das bebidas, no blog Divino Guia, editado por Álvaro Cézar Galvão, "O engenheiro que virou vinho". Dicas, sugestões e matérias imperdíveis sobre o assunto: http://divinoguia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário