segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Clientes felizes à mesa

Alimentação saudável melhora o humor e espanta a tristeza. Veja também Nota do Blog sobre a hospitalidade gerada pela boa alimentação da equipe de trabalho

Quem nunca sentiu uma sensação de bem-estar depois de um almoço saudável? Já é certo que os alimentos podem afetar o humor. Pesquisas em todo o mundo, como as da nutricionista inglesa Amanda Geary, da Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor), já apontaram que um prato equilibrado com os ingredientes certos pode fazer bem não somente à saúde do corpo, como também desencadear sensações de tranquilidade e melhora da autoestima.

No livro A Dieta do Bom Humor, Sonia Tucunduva Philippi, pesquisadora da USP, relata como as pessoas depositam na alimentação a responsabilidade pela felicidade. “Durante um delicioso café, engolimos adicionalmente o estresse do trabalho e da vida urbana. As relações entre alimento e sentimento são tão primitivas para o ser humano que se estabelecem bem no comecinho da vida, quando, aos sermos colocados no peito materno, esboçamos um sorriso de prazer que nos faz adormecer felizes”, escreve Sonia.

No cenário brasileiro, a busca por alimentação de qualidade tem impulsionado o mercado de fast-food saudável. A tendência ainda é a procura por refeições rápidas, em razão da correria do dia a dia, mas dessa vez o destaque fica por conta dos restaurantes que oferecem alimentos leves e balanceados. “As pessoas estão deixando de lado a obsessão por dietas e valorizando a reeducação alimentar, que incentiva hábitos alimentares saudáveis. Por mais que falte tempo, há mais preocupação com saúde e qualidade de vida. Também se sabe que pratos mais coloridos e diversificados ajudam na melhoria do humor e, por esse motivo, os cardápios são pensados de modo a atender a essas expectativas”, explica a nutricionista Débora Jureidini Tozo, que presta consultoria à rede de restaurantes Mixirica.

Outra mudança de comportamento, segundo a nutricionista, é a realização de várias refeições ao longo do dia. O hábito de alimentar-se a cada três horas reduz a capacidade do estômago, diminuindo a ingestão calórica, faz com que o organismo trabalhe mais para metabolizar nutrientes, controlando o apetite e evitando os exageros da alimentação compulsiva.

Pensando no valor nutritivo e investindo no sabor como diferencial, a rede de fast-food de comida equilibrada Mixirica busca suprir as necessidades alimentares de seus clientes em todas as refeições do dia, desde o café da manhã até o happy hour e jantar. O cardápio é estrategicamente elaborado priorizando a inovação, com variados tipos de sucos naturais, salada de frutas e sanduíches naturais, que podem ser montados de acordo com o gosto do cliente. “Temos 44 sugestões de sucos naturais, entre eles, sabores misturados, com alto valor nutritivo, um diferencial da marca. As saladas também são variadas, abrangendo todo o tipo de público, de montagens mais simples às mais sofisticadas, sempre privilegiando o valor nutricional”, explica Débora.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Para Fins Especiais (ABIAD), empresas que oferecem produtos não apenas práticos como também alimentos saudáveis já movimentam US$ 5,2 bilhões por ano. Fonte: Assessoria de Imprensa.


Nota do Blog

Bom atendimento

Hospitalidade também é gerada pela boa alimentação da equipe de trabalho


Pensar no bem-estar dos clientes, criando um cardápio equilibrado e saudável, passou a ser uma regra para empreendimentos do segmento food service. Este pensamento está longe de ser um diferencial frente à concorrência, na verdade, trata-se agora da preferência de uma maioria de consumidores famintos por pratos mais leves, nutritivos e saborosos. Não falamos de pessoas que mantém uma dieta médica ou que fazem regime, mas de clientes que procuram ter uma alimentação sadia, que focam a reeducação alimentar, tanto para aumentar a qualidade de vida quanto para se prevenir de uma possível obesidade e de problemas decorrentes da má alimentação.

É claro que o equilíbrio do prato a ser degustado sempre levará o consumidor ao bom humor, à alegria de ter escolhido um bom lugar para sua refeição.  Seu apetite saciado por um cardápio colorido, recheado de opções e sabores variados, com certeza fará com que ele se torne fiel ao estabelecimento. Esta satisfação visualizada no cardápio, a sensação de que o chef pensou nele em cada receita é também uma das faces da Hospitalidade: “ – O anfitrião se preocupou comigo, logo sou uma pessoa especial, bem-vinda neste lugar”.

Importante salientar diante da pesquisa, acima, que a refeição dos colaboradores também deve ser lembrada carinhosamente pelo proprietário e pelo chef da casa. Claro, não é necessário sempre oferecer o que há no cardápio, isso porque a equipe logo estaria farta das mesmas opções. Entretanto, cada membro da brigada precisa conhecer todos os pratos oferecidos na casa, a fim de responder um ou outro frequentador que desejar ter a opinião do garçom sobre determinado prato do menu. Para que todos conheçam o cardápio e a carta de bebidas, os gestores podem agendar degustações e harmonizações com a equipe.

Para o trabalho diário, os colaboradores precisam de um cardápio equilibrado, colorido, saboroso, diferente, para que a satisfação esteja estampada no atendimento. Afinal, a hospitalidade tem de se propagar de todas as maneiras no ambiente de um restaurante: dos gestores para a equipe e vice-versa; dos colaboradores e gestores para os clientes e vice-versa. Harmonia perfeita é igual  produtividade e lucratividade.

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