quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

e-Stock Food pretende combater o desperdício de alimentos



Sistema online funciona como ferramenta para a gestão do estoque de restaurantes, padarias, hotéis etc.
Com 12 anos de experiência na área alimentícia, o chef de cozinha Luciano Macri sentiu a necessidade de criar um mecanismo que contribuísse para a redução do desperdício de alimentos, que acontece por manipulação indevida ou simplesmente por serem descartados. Dessa forma, lançou o e-Stock Food (www.estockfood.com.br), o primeiro site do setor no País, que irá permitir compras e vendas de produtos pela internet, sendo que os não vendidos serão doados a uma ONG

O chef explica que percebeu a evolução do comércio eletrônico e decidiu aliar isso à filosofia de combate ao desperdício. O e-Stock Food apresenta-se como alternativa para o empresário que deseja esvaziar seu estoque, evitando prejuízos. A expectativa dele é que haja uma redução na elimina­ção indiscriminada de alimentos, uma vez que empresas passam a obter lucro com o que, no pas­sado, era descartado. E o melhor é que elas não pagam nada para anunciar ofertas e realizar gran­des negócios.

Macri defende que o site poderá ser a solução para res­taurantes, hotéis, distribuidores, importadoras e supermercados que querem lucrar de forma rá­pida, inteligente e sem desperdí­cios. “Morei em muitos países e percebi o quanto de alimento vai direto para o lixo e isso é preocu­pante, pois há milhares de pes­soas que não têm o que comer”, afirma o chef.

O site irá permitir a realização de compras e vendas pela inter­net de produtos com benefícios exclusivos no mercado. “O ven­dedor terá uma vitrine virtual em que irá expor os produtos e os compradores poderão pagar por meio de boleto ou parcelar no cartão de crédito, em até 12 vezes”, explica o idealizador do e-Stock Food.

Quando o produto não for vendido, o empresário terá a opção de doá-lo a uma ONG (Organização não governamen­tal) ou instituição indicada pelo site. “A nossa meta é re­almente evitar o desperdício”, frisa. Segundo Macri, atualmente, de todo alimento que é jogado fora, aproximadamente 25% ainda se encontra na embalagem. Fonte: Jornal do Commercio – Manaus, 3 e 4 de fevereiro de 2012. Matéria de Olívia de Almeida, adaptada para o Blog do Wagner Sturion.  contato@estockfood.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário