De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), mais de 80% do valor da cachaça, por exemplo, é revertido em tributos aos cofres públicos
O contribuinte poderia aproveitar ainda mais a tradicional festa de Carnaval se a incidência tributária sobre os principais produtos da data não fosse tão alta. No levantamento realizado pelo IBPT, com os itens mais consumidos na data, as bebidas têm a maior carga tributária: a caipirinha, com 76,66%, a cerveja, com 55,60%, o refrigerante em lata, com 46,47%, e a água, com 44,55% do valor total revertido em tributos aos cofres públicos.
Já a carga tributária dos itens do vestuário típico são de 33,91% na fantasia com arame e 36,41% na de tecido, além de 42,71% na máscara de lantejoulas , 43,93% na máscara de plástico e 42,19% no biquíni de lantejoulas. Outros acessórios indispensáveis na festa também estão no levantamento do Instituto: o colar havaiano tem carga tributária de 45,96% e o spray de espuma, 45,94% .
Para acompanhar os desfiles carnavalescos, o brasileiro desembolsará até 36,28% em tributos embutidos no valor do pacote com direito a hospedagem, ingresso e transporte. E até mesmo aqueles que aproveitam o feriado para descansar e viajar devem desembolsar até 29,56% de tributos no valor de uma hospedagem em hotel, por exemplo. “No Brasil, tributa-se excessivamente o consumo, o que impede que o brasileiro consuma mais e melhor, especialmente numa data tão propícia quanto o Carnaval”, afirma o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, lembrando que entre os 30 países de maior carga tributária do mundo, o Brasil é o que apresenta o menor retorno em serviços ao contribuinte pelos tributos pagos. Os dados são do estudo “Carga Tributária x IDH”, concluído em janeiro último pelo IBPT. (Fonte: Assessoria de Imprensa).
Nota do Blog: Como tratamos de Hospitalidade em Gastronomia, Food Service e Hotelaria, com essa tributação toda revelada pelo IBPT, temos com esta notícia mais um motivo para que alguns estabelecimentos “vistam” e reforcem a simpatia e a boa vontade com os clientes durante o Carnaval. Por causa da grande demanda, um ou outro empreendimento de alimentação e bebidas atende rapidamente, sem o menor interesse em satisfazer as necessidades dos clientes, deixando a desejar o clima de alegria e amizade que deve ser o “enredo” desse período de boas vendas. Vale lembrar que o Carnaval vai passar e que o amor e a fidelidade da clientela precisam permanecer durante todo o ano – para o bem da lucratividade constante!
Carga Tributária dos itens de Carnaval
Agogô | 38,74% | |
Água de coco | 34,13% | |
Água mineral | 44,55% | |
Apito | 34,48% | |
Bandolim | 39,14% | |
Banjo | 39,21% | |
Biquini com lantejoulas | 42,19% | |
Cachaça | 81,87% | |
Caipirinha | 76,66% | |
Cerveja (lata) | 55,60% | |
Cerveja garrafa | 55,60% | |
Chope | 62,20% | |
Colar havaiano | 45,96% | |
Confete/ Serpentina | 43,83% | |
Corneta | 34,00% | |
Fantasia - roupa com arame | 33,91% | |
Fantasia - roupa tecido | 36,41% | |
Hospedagem em hotel | 29,56% | |
Mascara de Lantejoulas | 42,71% | |
Mascara de Plástico | 43,93% | |
Pacote hotel, ingresso e Van - Desfile carnaval | 36,28% | |
Pandeiro | 37,83% | |
Refrigerante (lata) | 46,47% | |
Refrigerante garrafa | 44,55% | |
Spray espuma | 45,94% |
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